A história da Santa Casa da Misericórdia de Palmela, é um pouco como as das suas congéneres. Foi fundada em 5 de Março de 1529. A Instituição é classificada como a mais antiga do concelho. Tem funcionado com o objectivo de servir a comunidade concelhia e não só.
Desde a sua criação, a Instituição esteve predominantemente vocacionada para a área da saúde, já que, segundo relatos históricos, desde a data da sua fundação, a Instituição geria o Hospital da Vila, até que, por força da Lei, o Hospital foi nacionalizado, passando a ser gerido pelos serviços públicos de saúde.
Ainda antes da nacionalização, em 1973, a Santa Casa da Misericórdia de Palmela inaugurou o Lar de S. Pedro, com o objectivo de suprir algumas lacunas existentes no concelho de Palmela. O Lar de S. Pedro teve inicialmente uma capacidade de 60 utentes. Dois anos mais tarde, foi inaugurado o Centro de Dia, que funcionava nas mesmas instalações.
Com a referida nacionalização, e desde então, a Santa Casa da Misericórdia de Palmela, exerce, predominantemente, a sua actividade na área da Terceira Idade
Actualmente, a Santa Casa da Misericórdia de Palmela possui três valências.
O Lar de S. Pedro, que agora dispõe de uma capacidade para 84 utentes, fruto de várias ampliações e adaptações do edifício original.
Um Centro de Dia em Aires, inaugurado em 2003 e que tem a capacidade para 20 utentes.
Por último, o ano de 1994 marcou o regresso da actividade da Instituição ao campo da Saúde, com a inauguração do Centro de Medicina Física e de Reabilitação, prestando cuidados de saúde à população, tendo estabelecido convenções com as mais diversas entidades, públicas e não só. Frequentam diariamente o Centro, cerca de 120 pessoas.
No ano de 2005, a Santa CAsa da Misericórdia de Palmela, foi distinguida com a Medalha de Honra do Concelho de Palmela, atribuida pela Câmara Municipal de Palmela, pelo reconhecimento do trabalho social desempenhado em prol da comunidade, tratando-se esta da mais alta condecoração que o regulamento municipal admite.